O leasing imobiliário é uma modalidade em que o locatário paga um aluguel para utilizar o imóvel por um período determinado. Ao final do contrato, o locatário pode optar por renovar o contrato ou devolver o imóvel. O leasing imobiliário é uma opção para quem não tem o valor para entrada e não deseja se comprometer com a compra do imóvel.
O leasing imobiliário também pode ser utilizado como uma forma de financiamento, onde aluga-se um imóvel por um período determinado, com a opção de comprá-lo no final do contrato por um valor residual. É uma alternativa ao crédito habitação, que é mais comum e conhecido pelos brasileiros
O leasing imobiliário é mais indicado para pessoas jurídicas, especialmente empresas e investidores que querem adquirir imóveis para uso próprio ou para locação. Isso porque os bancos costumam oferecer melhores condições e taxas para esse público, além de facilitar a análise de crédito e a contabilização do bem.
Para pessoas físicas, o leasing imobiliário pode ser uma opção para quem tem um capital inicial limitado ou para quem quer ter mais flexibilidade no pagamento das prestações.
O leasing imobiliário é uma operação de crédito que envolve a locação de um imóvel com opção de compra no final do contrato.
Essa modalidade é regulamentada pela Lei nº 6.099, de 12 de setembro de 1974, que dispõe sobre o tratamento tributário das operações de arrendamento mercantil e dá outras providências.
Além disso, o Banco Central do Brasil é o órgão responsável por disciplinar e fiscalizar as Sociedades de Arrendamento Mercantil (SAM), que são as instituições financeiras que oferecem o leasing imobiliário.
Algumas das principais normas que regem o leasing imobiliário são:
As taxas incidentes no leasing imobiliário incluem a taxa de administração, que é cobrada pela instituição financeira para cobrir os custos de gestão do contrato, e a taxa de juros, que é cobrada sobre o valor do imóvel financiado.
As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira e o perfil do cliente, mas geralmente são mais elevadas do que as taxas de juros do financiamento imobiliário.
Os custos totais do leasing imobiliário variam de acordo com o valor do imóvel, o prazo do contrato, as taxas de juros e a taxa de administração.
É importante lembrar que, ao final do contrato, o locatário não é proprietário do imóvel, a menos que opte por renovar o contrato ou adquirir o imóvel por meio de outra modalidade de financiamento.
Você se surpreenderá com os nossos serviços. Envie uma mensagem relatando as suas dúvidas e de imediato entraremos em contato. Se preferir, ligue ou deixe uma mensagem no whatsapp 61 98223-8947.
Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.